Governo de Minas e Cemig firmam parceria inédita que atrai R$ 265 mi em investimentos e mais emprego
A empresa Nansen vai investir R$ 265 milhões em uma nova fábrica e em um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Minas Gerais, com previsão de geração de 215 empregos. O acordo é resultado de um modelo inédito de licitação dentro do projeto SupriMinas, que permite à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) a execução do maior plano de investimentos da sua história, por meio de parceiros locais, com competitividade e vantagens logísticas.
A iniciativa é realizada em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da agência vinculada, a Invest Minas. O contrato foi assinado nessa quinta-feira (12/12), na sede da Cemig, com as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando alio, do presidente da Cemig, Reynaldo anezi Filho, do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, do CEO da AUX Hi-Tech, Cheng Zhihao, e do CEO Nansen Brasil, Chong Fan.
A unidade deve começar a ser construída em março de 2025 com a previsão de começar a operar em um ano. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando alio, celebrou o acordo. “Mostramos, mais uma vez, que uma gestão eficiente das empresas públicas tem impacto direto na vida da população. Além de gerar lucro para nossa economia, estamos dando outro o nesta gestão, que é a atração de investidores privados para atender de forma personalizada a demanda da Cemig".
"Serão mais empregos para Minas e um serviço de mais qualidade para o consumidor. Isso só funciona quando se fomenta um ambiente competitivo, seguindo o que vem dando resultado nas principais economias do mundo", afirma Fernando alio.
Para o presidente da Cemig, a parceria com o Governo de Minas reforça um dos compromissos da companhia com o estado. “Estamos no maior ciclo de investimentos da nossa história, com o objetivo de melhorar ainda mais o fornecimento de energia para 774 municípios. Com este contrato, vamos gerar uma economia na modernização e manutenção dos equipamentos e, junto, induzir a geração de empregos e o incremento de uma nova cadeia produtiva no estado”, afirma Reynaldo anezi Filho.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, também comemorou o acordo firmado. “A parceria estratégica entre o Governo de Minas e a Cemig demonstra como inovação em políticas públicas pode transformar o ambiente de negócios. Com a Nansen, garantimos uma cadeia produtiva mais eficiente e próxima. A combinação de tecnologia, logística otimizada e incentivos fiscais torna possível um modelo que gera economia, emprego e desenvolvimento”, finalizou.
Vantagens
A parceria entre Cemig e Invest Minas começou há dois anos, como estratégia para atrair fornecedores de transformadores, de baixa e média tensão, para Minas Gerais. Até agora, as compras eram feitas junto a fornecedores de outros estados, como São Paulo, Mato Grosso e Amazonas.
Além das vantagens econômicas, haverá ainda uma redução de 180 mil quilômetros rodados ao ano para a entrega dos equipamentos, evitando a emissão de 170 toneladas de CO2.
Sobre a Nansen
Fundada em 1930, a Nansen tem sede em Contagem, na Reigão Metropolitana de Belo Horizonte, e tornou-se uma das maiores fabricantes de medidores do mundo. Em 2018, ou a pertencer à Sanxing Electric Co., empresa do grupo AUX, líder mundial em medidores, que atua em 50 países.
A nova unidade em Minas vai fabricar transformadores de distribuição com foco no projeto SupriMinas, mas com e também a outras distribuidoras no Brasil e para exportação para a América Latina e América do Norte. Os executivos da empresa ainda estudam as opções de locais para instalação da fábrica.
Por: Agência Brasil
Conteúdos relacionados
Mais adas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para s
Conteúdo exclusivo para s, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.