Presidente do TRT-RN destaca a conciliação como a "tônica da Justiça do Trabalho" na abertura da 9ª
Uma solenidade no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Natal, na manhã desta segunda-feira (26), marcou o início da 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN). A mobilização se estende a todas as Varas do Trabalho da capital e interior e ao Cejusc de Mossoró que, juntos, já pautaram 1535 processos na Semana de Conciliação. A programação será encerrada na sexta-feira (30).
“Eu vejo na conciliação a tônica da Justiça do Trabalho, pois somos a Justiça da pacificação social. Está no DNA da nossa Justiça do Trabalho desde a sua fundação”, disse o presidente do TRT-RN, desembargador Eduardo Serrano da Rocha em sua fala de abertura. Para ele, “a conciliação se dá o ano inteiro, mas nessa 9ª Semana de Conciliação Trabalhista temos a oportunidade de nos debruçarmos sobre os pedidos das partes para as conciliações o que é muito animador”, afirmou o desembargador, que garante ainda que a expectativa desse ano é manter ou superar os resultados do ano ado, quando o TRT-RN ganhou a medalha de prata entre os tribunais de pequeno porte.
“E quem ainda não colocou o seu processo na pauta, e nosso site e clique no banner da Semana para preencher o formulário que estaremos felizes em realizar a conciliação”, sugeriu o presidente do TRT-RN. Ou (clique aqui).
Ainda na abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, a vice-presidente e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução (Nupemec), desembargadora Isaura Maria Barbalho Simonetti, falou da importância do método da conciliação.
“A conciliação materializa a solução conciliatória do litígio, a solução consensual entre as partes, que é quando as pessoas envolvidas são atores do processo, participam ativamente, se empoderam do conflito e firmam a conciliação”, avaliou a magistrada.
Entre as vantagens trazidas com a mobilização da Semana, para a vice-presidente e coordenadora do Nupemec, valem destaque a forma justa da negociação, a celeridade e a economia de recursos.
“É uma solução sustentável, do ponto de vista da responsabilidade social, porque é uma solução construída e idealizada pelas partes em que o Judiciário homologa essa vontade. O principal é que cada processo tem um olhar diferenciado, um olhar humanizado, em que a solução é construída pelos atores integrantes do processo”, disse a desembargadora Isaura Simonetti, que também convidou as pessoas interessadas a inscreverem processos na pauta.
“As portas do TRT do Rio Grande do Norte estão abertas e as partes podem procurar as Varas do Trabalho e os Cejuscs da capital e do interior para colocar seus processos na pauta da Semana”.
Mobilização
As Varas do Trabalho da capital e interior estão participando da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista com a realização de pautas específicas.
No Cejusc Natal, estão sendo priorizadas as audiências presenciais que contarão com a participação da coordenadora, a juíza Rachel Vilar, da supervisora, a juíza Laís Ribeiro. Já o Cejusc 2º atua com a juíza Fátima Christiane.
Na cidade de Mossoró, o Cejusc local atua com a com a juíza coordenadora Maria Rita Manzarra e dois conciliadores em uma extensa pauta, que terá como destaque a tentativa de conciliação de diversos processos da Promove Ação, dentre outras empresas.
Por: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região
Conteúdos relacionados
Mais adas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para s
Conteúdo exclusivo para s, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.